quarta-feira, 5 de setembro de 2018

# Moda

Um pouco de moda para o seu mundo!


Olá! Aqui quem fala, quer dizer, escreve é a Taxiro(solta glitter) e eu vou contar um pouquinho sobre alguns estilistas brasileiros. Bem, a ideia surgiu quando eu estava pensando sobre o que escrever sobre o assunto(moda) e dei uma pesquisada e pensei que no nosso dia a dia não ouvimos falar muito sobre os estilistas de nosso país. Facilmente você pode encontrar alguém que conhece Gucci, Chanel, Louis Vuitton e essas outras marcas mundialmente famosas, mas… e quem mora aqui? Como é? Qual o nome? Eu mesmo vejo nomes desconhecidos pra mim nas etiquetas e marcas de roupas, então eu resolvi trazer um pouco sobre.


Adriana Barra

Iniciou no ramo da moda em 2002 com o seu próprio nome como marca, dona de uma personalidade alegre e divertida, formada em design de moda, fotografia e artes. Suas criações se destacam pela grande variedade de estampas florais, que também é sua especialidade. Mas não é só isso! Ela também tem varias parcerias onde mostra seu bom gosto em utensílios, decorações, acessórios e muito mais.

Alguns projetos da estilista

Tea, see...do! 
O nome em si é uma brincadeira entre o inglês  e a palavra em português “tecido”. O objetivo desse projeto é apresentar uma linha completamente dela de tecidos para decoração, sendo eles feitos com acabamento, impermeáveis e até anti-mofo! Claro que a linha vem tão colorida e divertida como todas as suas criações e também com o serviço pret-à-porter, ou seja, além de poder ver e escolher o tecido você vai poder levar pra casa na hora!
Ela também tem coleções voltadas para os homens, infantil, acessórios para o seu pet, biquínis e roupas íntimas. Todos com sua marca característica: estampas e mais estampas coloridas. 

Farra!
Esta é um linha feita pra quem quer gastar um pouco menos e continuar com o bom gosto da estilista. Formada basicamente de batas, blusões, vestidos e macacões a linha vem mais light e simples, além de mais acessível, claro! Mas sempre mantendo aquelas cores vibrantes e alegres.

Algumas empresas que fizeram parceria com a estilista:
VIVO
Activia
SEDA
C&A
SAMSUNG
havaianas
ARNO&Rochedo
GUARANÁ antártica

Criações:










Carlos Miele

Dono da grife M.Officer suas criações já apareceu varias vezes em algumas séries de TV como Gossip Girl e Ugly Betty. Ele é formado em administração e iniciou um projeto, em 2000, para tornar seu nome mais conhecido fora do país, o que deu certo! Hoje em dia ele possui grande influência em Nova York, Miami e Paris, alvo de exposições internacionais e preferência entre algumas famosas como Beyoncé e Scarlett Johansson. Suas criações se caracterizam por tecidos esvoaçantes, cores fluídas, estampas discretas e transparentes.

Alguns projetos do estilista

Santa Casa da Misericórdia
O estilista foi responsável por reconstruir a ala de pronto socorro infantil e quimioterapia pediátrica do hospital, além de prover várias melhorias, tornando o local com maior capacidade de atendimento de carentes no país, atendendo mais de 10 mil crianças por mês.

Rainforest Foundation-US
Parceria com a fundação, ele criou um projetos de camisetas, vendidas em todo o país e também no exterior, voltadas a conscientização e conservação das florestas tropicais e povos indígenas, tendo já vários famosos colaboradores. Parte da renda é destinada aos projetos da fundação no Brasil e no mundo.

O Câncer de Mama no Alvo da Moda
Além de lançar uma linha de lenços exclusivos sobre o tema, que utilizou parte da renda adquirida para pesquisas, informações, triagem e atendimentos específicos nessa área pelo Instituto Brasileiro de Controle ao Câncer, Miele também participa de um conselho voltado nesse campo da moda com mais 300 estilistas em toda a América para a sensibilização pública e incentivo de arrecadação como apoio ao movimento.

Ranimiro Lotufo
Em uma série de trabalhos com o modelo Ranimiro Lotufo, Miele quis mostrar sobre a dificuldade de reintegração de pessoas com deficiência física na sociedade e mercado de trabalho, as imagens geraram grande repercussão em clínicas de reabilitação e a AACD, que pediram pôsteres como forma de incentivo.

Criações:








Giuliana Romanno

A estilista e também empresária carrega o pensamento da alta-costura com conforto, beleza e qualidade, com um toque sensual, particularidade da marca. Tendo uma atenção especial em acabamentos, tecido e modelagem, suas roupas são casuais, caracterizadas por estampas lisas ou suaves e uniformes, cortes retos com detalhes em transparências.
A marca anunciou o fim do seu ciclo no inicio desse ano(2018) e a estilista afirmou querer focar em outras áreas que vem experimentando. A ultima coleção é a de inverno de 2018.

Criações:








Pedro Lourenço

Fruto do casamento entre Glória Coelho e Reinaldo Lourenço, grandes imagens no ramo da moda. Assinou sua primeira coleção com 12 anos e apresentou uma coleção na Paris Fashion Week aos 19 anos. Iniciou a carreira sob a marca Carlota Joakina, segunda marca de sua mãe. Teve um período de afastamento para concluir seus estudos e cursar História da Arte e teve uma reestreia no São Paulo Fashion Week em 2014.
Em suas criações se destacam o uso abundante do preto e do branco com um diferencial em cores fortes e chamativas, com uso de estampas discretas(ou nem tanto) que lembram animais, tendo grande uso em tecidos como couro, napa, lantejoulas e paetês tudo com um ar mais futurístico.

Criações:






Zuzu Angel

A maior pioneira em sua época no ramo da moda, Angel começou costurando para familiares, sendo apenas nos primeiros anos da década de 70, quando investiu em sua loja, que ganhou reconhecimento internacionalmente. Já tendo interesses de outros países em suas criações, Angel trouxe o diferencial e também o folclore e alegria da cultura brasileira para suas roupas, usando de rendas, bordados, fitas e tecidos que antes não eram utilizados em vestimentas ela praticamente revolucionou não apenas a indústria da moda, mas também a textil. Seus trajes fugiam dos corpetes, saias longas e mangas bufantes, dando lugar a roupas mais leves, esvoaçantes e divertidas.
Um fato trágico é como ela protestou contra o Estado durante a ditadura por conta do desaparecimento por culpa do Estado de seu filho. Ela buscava achar o corpo do filho, porém sua busca se estendeu até o dia de sua morte em um acidente de carro que se especula a possibilidade de envolvimento do Estado em tal ocasião. Como forma de protesto ela estampou a realidade brasileira da época em suas próprias coleções.
Ela também foi responsável de incorporar a expressão "fashion designer" na moda brasileira. Hoje se tem o Instituto Zuzu Angel, que possui um acervo sobre sua história e seus trabalhos.

Criações:






Jum Nakao

Inicialmente Jum achou que sua carreira estava em computadores e tecnologia, porém ele tinha o pensamento de faltar sentimentos nas máquinas e foi no ramo das artes e, específicamente, da moda que ele achou o que realmente procurava. Ele participou de inumeras Mostras, exposições, desfiles. Fez parcerias com várias marcas, como a Nike e mantém proximidade com outros campos da Arte, como a dança e o teatro, participando da parte de figurinos de algumas obras, sendo importante ressaltar que Jum foi responsável dos figurinos do encerramento das paraolimpíadas de 2012. As citações são tantas que preferi não citá-las aqui, deixarei o link do site oficial do estilista no final do post, junto com outros sites de estilistas citados anteriormente, para deixar que você explore mais desse artista por conta própria e conforme sua curiosidade. Jum participa também de workshops e palestras no Brasil e também fora dele para incentivo á criatividade e reconstrução e resignificação de referências.
Suas criações são especificamente para as passarelas, completamente artístico e liberal, não há o pensamento de uso das roupas, apenas exposição de criatividade pura de um artista. Esta característica o faz bastante singular aos estilistas anteriormente citados.

Criações:








Links de sites dos estilistas:
Adriana Barra 
Carlos Miele
Zuzu Angel
Jun Nakao
OBS: O site oficial de Giuliana Romanno expirou devido encerramento de atividades.

E para finalizar, eu estive dando uma olhada em alguns perfis de roupagem e moda no Instagram e separei os que achei que poderia ser interessante para você:

Nenhum comentário:

Postar um comentário