terça-feira, 18 de setembro de 2018

# estudos # Indicações

Dicas para aproveitarmos melhor nossos estudos!




Hello, Myr! Nesse post trago aqui umas coisinhas que eu acho legal compartilhar. Como o estudo é uma parte muito importante da sua vida, e você é uma pessoa que adora estudar e aprender de uma maneira genuína, eu quis trazer algumas dicas de estudo que eu acho que são bem valiosas e podem nos ajudar muito (digo nos, porque eu também quero adotar asgfdf).
Espero que esse post seja útil! <3

-Antes de começar a estudar, prepare um copo de alguma bebida que você gosta muito e que te ajuda a se concentrar. Pode ser suco, chocolate, café ou chá. Um chá que eu acho delicioso é o de erva cidreira, é super cheirosinho também.

-Também antes de estudar, jogue um pouco de água gelada no seu rosto.

-Arrume seu espaço de estudo deixando apenas o essencial, seus materiais e a bebida que escolher. Caso não tenha escolhido, deixe sempre uma garrafinha de água perto de você.

- se você tiver como, adicione um toque de cheiro no seu cantinho. Odores agradáveis são capazes de revigorar seu ânimo, em especial os que trazem frescor como menta ou hortelã. Você pode comprar velas aromáticas ou fazer aqueles pauzinnhos com óleos aromáticos, ou simplesmente deixar algum paninho borrifado com aromatizador caseiro. (vou confessar, eu sempre cheirava um potinho de óleo de hortelã quando tava fatigada e me ajudava muito)

-Rastreie o tempo que você passa estudando cada assunto, e depois veja como você se saiu em algum quizz ou teste sobre o assunto, assim você consegue ter um parâmetro de se o que você estudou foi bem aproveitado ou não, e caso não tenha sido você pode separar um tempo extra da próxima vez. Um site super recomendado pra testar seus conhecimentos é o quizlet (https://quizlet.com/pt-br).

-Esta aqui é algo que você já deve estar cansada de saber, mas após um determinado período de tempo estudando se afaste do seu local de estudo e vá fazer alguma outra coisa, de preferência prazeirosa e relaxante. Nossa atenção passa por uma coisa chamada habituação, isso quer dizer que sua concentração tende a cair se você fica por muito tempo fazendo uma só atividade ou olhando para uma coisa (tipo números, fórmulas, palavras...). Se você tem um período de pausa, é muito provável que diante de estímulos e cenários novos você faça associações novas entre os conteúdos que estudou, e na volta seu cérebro estará mais apto a reter informações, deixando mais eficiente o seu estudo.

-Pegando o gancho, quando falamos em aprender estamos falando em manipular informações, em aplicá-las em algo ou integrá-las a coisas que já conhecemos. Por isso é uma ótima pedida a repetição elaborativa os conteúdos, e isso requer o uso da criatividade. Se você faz associações diversas, a informação tem uma chance muito maior de passar para sua memória de longo prazo ou de ser mais facilmente recuperada quando você precisar dela, e essas associações são mais poderosas quanto maior for o nível de representação mental que você tem delas. Por exemplo, unir uma informação em texto corrido com um gráfico que a ilustre, com uma tabela ou mesmo um desenho aleatório. É importante que você atribua algum sentido à informação com que você está trabalhando.

-Vá além de tirar um tempo para relaxar, estabeleça um sistema de recompensas para seu esforço! Reforçe o seu trabalho duro estudando se dando a chance de fazer algo que você adora e seja fiel a esse compromisso. Tipo, se eu cumprir a meta X hoje, vou fazer a coisa Y que eu gosto, mas só se eu cumprir X. Pode parecer dificíl, mas eu sei que você é muito disciplinada.

- Mantenha lembretes do seu foco e que te inspirem a estudar no seu cantinho de estudo, pode ser fotos, citações, poemas... qualquer coisa que assim que você olhe você sinta de novo que há um propósito para fazer aquilo ali, pode ser na parede em frente à mesa or anywhere e isso não é só voltado ao cursinho, mas qualquer coisa do seu interesse. Ah, e deixe com a sua cara!

-Evite passar a noite em claro a todo e qualquer custo, as consequências disso não fazem bem a ninguém.

-Seja sua própria professora, grave áudios de si mesma explicando coisas complexas da forma mais simples que conseguir.

-Você é a menina das listinhas, e ess hábito é super interessante dentro dos estudos também, em especial se você estiver aprendendo sozinha. Marque seus objetivos a serem alcançados por meio de planners ou to do lists, assim você terá uma apredizagem um pouco mais suave e menos trabalhosa. Tem um aplicativo que eu acho lindo chamado Dreamie Planner e eu pretendo adotar ele pra me ajudar nos meus estudos das férias. Assim também fica mais fácil de gerenciar seu tempo como dona do CDA, nos grupos do wpp, como estudante e etc.

- promova seu foco, esteja com a cabeça no lugar. Não adianta insistir em estudar quando você tá mais com a cabeça nas nuvens do que no que está diante de si, por isso tente lançar mão de técnicas como o mindfulness ou simplesmente falar com alguém sobre sua situação.

-Ah! E não se esqueça de comer. A fome é uma das motivações mais primitivas dos seres humanos, significa que independentemente da sua situação e do que estiver fazendo, seu corpo não vai querer desperdiçar energia naquilo que não tem a ver com comida, você vai começar a perder a concentração e as forças, mas assim que tiver reposto os nutrientes seu corpo estará preparadíssimo para atividades de cunho mais cognitivo. (isso é uma característica evolutiva de todos nós, infelizmente haha).

Por hoje é isto! Espero que você tenha gostado e que possa te ajudar um pouquinho. Qualquer coisa a gente pode sempre conversar mais sobre isso ^^

Nenhum comentário:

Postar um comentário